12 outubro 2006

O Informador

The Insider” é um filme prioritário em qualquer videoteca. “O Informador”, assim traduzido para português, retrata uma história baseada em factos verídicos causando, desta forma, ainda mais impacto nas pessoas que o viram.

Jeffrey Wigand, ex-executivo de uma grande tabaqueira onde exercia a função de chefe de pesquisa química, decide dar uma entrevista à CBS (Columbia Broadcasting System, estação televisiva norte-americana) sobre a utilização, por parte das tabaqueiras, de químicos cancerígenos que aumentam a dependência à nicotina. Mas a verdade é por vezes insuficiente contra o poder do dinheiro…

E este dinheiro provém não só das empresas tabaqueiras, que desejam eliminar Wigand como se apaga uma beata de um cigarro, como também de todos os elementos envolventes que têm vindo a usufruir com o negócio do tabaco.

A Comunicação Social surge, neste filme, como a grande janela pela qual alguém (neste caso Wigand) pode gritar revelando informações bastante sensíveis que põem em causa o comportamento destas indústrias, colocando o seu poder em causa.

Excelentes interpretações dos enormes Al Pacino e Russel Crowe.

André Pereira
3º Ano Comunicação Social

Sem comentários: