24 janeiro 2007

VIDEODROME - Experiência Alucinante


Max Renn é director de programas para uma estação de tv por cabo. Um dia, por acidente, o seu assistente descobre um programa que poderá ser a salvação da estação e elevar as audiências a um nível sem precedentes, um programa chamado Videodrome. Em Videodrome podemos encontrar tortura, violações e execuções, ninguém ficará indiferente.

Na sua busca pelos direitos do programa, Max é arrastado para algo bem mais perigoso que uma luta por audiências, Max vê-se envolvido num plano para controlar todo o planeta através da televisão.

Videodrome é realizado por David Cronenberg, um dos mais controversos cineastas da nossa era, que já nos trouxe algumas pérolas como Scanners, A Mosca e, mais recentemente Uma História de Violência. Nos principais papeis podemos encontrar James Woods e Deborah Harry, enquanto que o primeiro é um veterano nestas lides, já de Deborah não podemos dizer o mesmo, este trata-se do primeiro papel daquela que até então era apenas conhecida por ser a vocalista do grupo musical Blondie.

Neste filme, sempre actual, a televisão é considerada uma droga, algo que pode causar dependência e transformar fisicamente o ser humano. Trata-se de uma metáfora à elevada exposição que temos a todo o tipo de material através da televisão, tornando-nos cada vez mais acostumados à violência.

O filme encontra-se à venda no nosso país, aconselhando aos mais interessados que o comprem na fnac, onde ele se encontra disponível por apenas 5 euros. Fica aqui um excerto para aguçar o apetite:





José Santiago

05 janeiro 2007

Scoop


A jovem estudante de jornalimo, Sondra Pransky, viaja dos Estados Unidos até Inglaterra para entrevistar um conhecido actor. Após a entrevista possível, ela e a sua amiga decidem assistir a um espetáculo de magia. Quando Sondra é escolhida para participar num dos números é contactada pelo fantasma de um famoso jornalista recém-falecido que não poupa a esforços para lhe transmitir o seu último furo.
Ele diz-lhe que o filho de Lord Lyman, Peter Lyman, é o assassino das cartas de tarot, o maníaco que tem espalhado o terror nas ruas de Londres. Arrastando com ela Sid Waterman, o mágico excêntrico, Sondra tenta descobrir quem, de facto, Peter Lyman realmente é, e se, de facto, é o assassino. O que Sondra parece desconhecer é que enquanto tenta salvar a Inglaterra, o que poderá estar em perigo poderá ser o seu próprio coração.

Woody Allen foge mais uma vez do seu ambiente natural de Nova York. O realizador de pérolas como Annie e a Rosa púrpura do Cairo, volta, pela segunda vez a escolher Inglaterra como palco das suas histórias. É também a segunda vez que Woody Allen se volta a meter no mundo do jornalismo, curiosamente, a sua outra obra A Maldição do Escorpião Jade também partilhava a sua temática jornalística com o sobrenatural. Será que Woody vê um parelelismo entre estes dois campos?

O filme conta, como não poderia deixar de ser, com Scarlett Johanson, a nova musa de Woody no papel de Sondra e com Hugh Jackman. Desta vez, o actor que ficou conhecido no seu papel de Wolverine na saga X-Men, dá corpo ao presumivel assassino Peter Lyman. E quem melhor para o protagonizar o excêntrico mágico? Nem mais nem menos que o próprio Woody Allen.

Em Portugal este filme já saíu das salas de cinema Portuguesas, tendo agora de esperar pelo seu lançamento em DVD para o ver. Fica aqui o trailer:



José Santiago