24 janeiro 2007

VIDEODROME - Experiência Alucinante


Max Renn é director de programas para uma estação de tv por cabo. Um dia, por acidente, o seu assistente descobre um programa que poderá ser a salvação da estação e elevar as audiências a um nível sem precedentes, um programa chamado Videodrome. Em Videodrome podemos encontrar tortura, violações e execuções, ninguém ficará indiferente.

Na sua busca pelos direitos do programa, Max é arrastado para algo bem mais perigoso que uma luta por audiências, Max vê-se envolvido num plano para controlar todo o planeta através da televisão.

Videodrome é realizado por David Cronenberg, um dos mais controversos cineastas da nossa era, que já nos trouxe algumas pérolas como Scanners, A Mosca e, mais recentemente Uma História de Violência. Nos principais papeis podemos encontrar James Woods e Deborah Harry, enquanto que o primeiro é um veterano nestas lides, já de Deborah não podemos dizer o mesmo, este trata-se do primeiro papel daquela que até então era apenas conhecida por ser a vocalista do grupo musical Blondie.

Neste filme, sempre actual, a televisão é considerada uma droga, algo que pode causar dependência e transformar fisicamente o ser humano. Trata-se de uma metáfora à elevada exposição que temos a todo o tipo de material através da televisão, tornando-nos cada vez mais acostumados à violência.

O filme encontra-se à venda no nosso país, aconselhando aos mais interessados que o comprem na fnac, onde ele se encontra disponível por apenas 5 euros. Fica aqui um excerto para aguçar o apetite:





José Santiago

Sem comentários: