30 setembro 2006

Manobras na Casa Branca

Manobras na Casa Branca é uma inteligente crítica ao poder dos mass media hoje em dia, um exemplo extremo de como estes podem, de facto, mudar a nossa prespectiva da realidade para a mais absurda das mentiras quando utilizados para um propósito.

Wag the Dog, no seu título original, trata a estória de um presidente dos Estados Unidos da América, que, após ter sido envolvido num escândalo sexual apenas 14 dias antes das eleições, se vê confrontado com a possibilidade de não vir a ser re-eleito. É nesta altura que o seu conselheiro, num acto de desespero contacta um dos maiores productores de Hollywood para fazer algo nunca antes visto, criar uma guerra fictícia com a Albania, uma guerra da qual ele pudesse sair heróico e vitorioso, tudo isto apenas através poder manipulativo dos mass media. A partir deste pressuposto somos brindados com uma crítica mordaz, não só aos mass media, mas também à sociedade e aos poderes instituidos, tudo isto com uma boa dose de gargalhadas e boa disposição.

O filme foi realizado por Barry Levinson, curiosamente o mesmo realizador que nos trouxe um filme já tratado neste blog, o Good Morning Vietnam!, assim como Rain Man, Bugsy, e, mais recentemente Bandidos. Nos principais papeis podemos encontrar Robert DeNiro como o conselheiro do presidente e Dustin Hoffman como o productor megalómano, mas não podemos deixar passar ao lado grandes representações da parte de William H. Macy, Woody Harrelson, Dennis Leary e Anne Heche, que são mais valias neste cast já por si fortíssimo.

Curiosamente, depois do filme entrar em produção e antes de esta acabar, o presidente da altura, Bill Clinton, envolveu-se de facto num escândalo sexual.

Basta seguir o link se o quiserem comprar on-line ou dirigirem-se a uma loja fnac onde este título estará disponível a um preço bastante convidatvo, cerca de 10 euros.

Deixo-vos então com um clip do filme, uma reúnião na Casa Branca, qualquer semelhança com a redação de uma estação de televisão é pura intenção:




José Santiago
3º Ano Comunicação Social

27 setembro 2006

Gooood Morning Comunicação Social!

Good Morning Vietnam, 1987

É com esta frase que saudamos todos aqueles que desejam visitar este blog, com especial atenção para os estudantes de Comunicação Social. E nada melhor que um longo e ruidoso “Gooooooood Morning” para começar.

Era aproximadamente desta forma que o disc jockey Adrian Cronauer (Robin Williams) iniciava os seus programas de rádio em Saigão, no ano de 1965. Este jovem irreverente e bem-disposto acaba de ser enviado pelas tropas norte-americanas para a guerra, contribuindo com um programa radiofónico matinal, animando os soldados que combatiam os vietnamitas.

Com um misto de humor e crítica, Cronauer conquista a simpatia dos soldados mas também o ódio dos mais altos comandos, que se sentem ofendidos com a forma “descontraída” com que Cronauer apresenta o seu programa, baseado essencialmente no humor e música dos anos 60.

A postura deste interlocutor num cenário militar e perante situações reais de guerra acaba por influenciar a forma como este estrutura o seu tempo de antena, não tendo medo de criticar e opinar sobre o que vê. Contudo, o seu objectivo inicial é de transmitir notícias positivas e músicas alegres para que os militares não se deixem abater.

O meio de comunicação aqui utilizado, a rádio, surge como o canal essencial para a transmissão de notícias, influindo bastante na disposição intelectual dos militares norte-americanos. Fica aqui o trailer:





Infelizmente este título ainda não se encontra disponível em DVD para venda. Pelo menos em território nacional. Podem no entanto comprá-lo numa loja on-line espanhola e, surpresa das surpresas, com legendagem em português. Aqueles que não têm cartão de crédito para fazer compras não se assustem, nuestros hermanos enviam a contra-reembolso, os portes não devem ultrapassar os seis euros. Fica então aqui o link directo para o DVD de Good Morning Vietnam .

Ficam também aqui os dois clips musicais que na altura do seu lançamento promoveram este filme. O primeiro trata-se do conhecidíssimo tema I Feel Good interpretado por James Brown e o segundo trata-se do não menos conhecido tema Wonderful World, interpertado este pelo falecido Louis Armstrong.







André Pereira
3º Ano Comunicação Social